Sobre nós

O Laboratório de Ensino de História da Unicentro é um espaço de convivência, estudo e debate em torno de questões relacionadas a História e, mais especificamente, ao Ensino de História.

Atualmente, sob a coordenação das professoras Maria Paula Costa e Carmem Lúcia Gomes de Salis, o LeHis reúne acadêmicos e professores da rede pública de ensino interessados em refletir sobre os desafios da educação. 

O espaço da Laboratório é aberto a toda comunidade, acadêmica e não acadêmica. Professores (do ensino superior e da rede pública), graduandos (de História e de outras áreas), assim como o público interessado em se aproximar desse campo de estudo e do clima acadêmico, podem se utilizar das salas de estudo do LeHis, bem como dos equipamentos de informática, do acervo da Biblioteca e da Hemeroteca, além do acervo de objetos educacionais.

Fisicamente, o Laboratório de Ensino de História encontra-se localizado no prédio da Unicentro (Santa Cruz), porém, os objetivos do LeHis incluem ultrapassar o espaço acadêmico e aproximar os diversos sujeitos preocupados com as questões da educação e do ensino de História. É nesse sentido, que o Laboratório desenvolve projetos de extensão, mesclando assim os conhecimentos produzidos dentro da acadêmica e aqueles relacionados a prática docente.

 

 

As informações sobre os projetos acima citados podem ser encontradas no menu lateral. Um pouco da nossa história você pode acessar na aba História do LeHis.

Nossos usuários

Os usuários mais frequentes do Lehis são acadêmicos e professores da graduação em História da Unicentro, e professores da rede pública de ensino da região de Guarapuava.

História do LeHis

O Laboratório de Ensino de História da Unicentro foi criado em 2012, por meio de aprovação do Conselho Departamental, com o objetivo de centralizar as atividades relacionadas as disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, bem como as demais disciplinas da grade curricular. Além disso, a implantação do laboratório atendia a uma antiga reivindicação dos docentes e acadêmicos do curso para a criação de um espaço onde a teoria e a prática se encontrem com a finalidade de qualificar ainda mais os acadêmicos para sua atuação como futuros profissionais do Ensino. Desta forma, tal espaço se propõe a articular Ensino, Pesquisa e Extensão.

Passado o momento de implantação, o Laboratório iniciou suas atividades de extensão com o desenvolvimento dos projetos “Perspectivas para o Ensino de História na Contemporaneidade” e “O uso de diferentes metodologias para o Ensino de História”. Além disso, o espaço do LeHis é utilizado pelo PIBID/História para reuniões entre coordenação e bolsistas e, para elaboração das atividades desenvolvidas pelo programa.

O projeto "Perspectivas para o Ensino de História na Contemporaneidade" iniciou suas atividades em agosto de 2012 e realiza encontros quinzenais que tem por objetivo debater estudos sobre o Ensino de História. Desde os primeiros encontros o grupo conta com a participação de professores da rede pública e particular de ensino, bem como de acadêmicos e professores da Unicentro.

Por sua vez, o projeto “O uso de diferentes metodologias para o Ensino de História” procura por meio de fundamentação teórica e contato com o cotidiano escolar refletir sobre o ensino de História e elaborar estratégias de intervenção. O foco do projeto está, desta maneira, voltado para a produção e o desenvolvimento de oficinas aplicadas em escolas da região de Guarapuava.